contato@dakasa.com.br
(55)3513-0484 / (55)3513-0386

Blog

Cuba para banheiro: conheça modelos e indicações de uso.

Cuba para banheiro: conheça modelos e indicações de uso.

Muitas vezes o banheiro é esquecido na hora da decoração, mas esse é um erro que as pessoas não deveriam cometer. A decoração de banheiro transparece o cuidado e o primor do morador com a sua casa. As cubas para pia de banheiro costumam ser escolhidas durante o processo de reforma ou construção e podem fazer toda a diferença no visual do espaço, podendo ser o destaque do ambiente ou da bancada.

As cubas para lavabo são extremamente importantes na hora de definir a linha da decoração desse ambiente, e são encontradas em diferentes formatos, cores, tamanhos e materiais. A pia de lavabo é um item muito marcante e pode deixá-lo mais funcional.

A principal diferença entre cuba e lavatório é que a cuba normalmente é instalada em uma bancada ou precisa de uma estrutura para fixá-la na parede e o lavatório não. O lavatório é uma peça mais simples que é utilizada em banheiros com pouco espaço ou que não necessitam de armário embaixo da pia.

Diante da diversidade de modelos encontrados no mercado, descrevemos as especificidades de cada um, além de dar dicas para sua utilização correta e qual o modelo de torneira mais indicado para compor o conjunto. Confira:

1. Cubas de embutir:
As cubas de embutir são consideradas modelos mais simples e ficam fixadas por baixo da bancada (dessa forma, acabam escondidas pelo armário). O recorte deve ser exatamente do tamanho da cuba, para obter um encaixe perfeito. A torneira ideal a ser utilizada é a de bancada baixa curta. Este modelo é indicado para banheiros menores.

2. Cubas de apoio:
Estas são cubas fixadas totalmente sobre as bancadas. Elas ficam à mostra e é preciso apenas um furo para o escoamento da água na bancada, por isso podem ser utilizados aparadores e buffets para fazer a função da bancada, em conjunto com um armário. As cubas fixadas são ótimas ideias para moradores que almejam um banheiro diferente. As torneiras ideais para essa cuba devem ser de parede ou um modelo bica alta. Vale ressaltar que para esse modelo a altura da bancada deve ser mais baixa que o comum. É indicada para banheiros maiores, exigindo espaço na bancada.

3. Cubas de sobrepor:
Este tipo de cuba possui o mesmo conceito das cubas de embutir, porém o encaixe na bancada é feito pelo lado de cima, deixando as margens aparentes e o fundo escondido pelo armário. A torneira ideal para esse tipo de cuba é a de bancada baixa ou a de parede. Este modelo pode ser utilizado em banheiros de variado tamanhos.

4. Cubas de semi encaixe:
Esse modelo é fixado apenas pela parte de trás, deixando o restante da peça para fora da bancada. É uma ótima opção para quem não tem espaço e precisa de uma bancada mais estreita. Esse modelo já vem com furação da torneira na própria cuba e o modelo mais indicado de torneira é a bica baixa.

5. Cubas de parede:
Esse modelo de cuba é preso diretamente na parede e não exige o uso de uma bancada. Assim como as cubas de vidro, esse tipo não é tão resistente porque o peso da cuba fica totalmente apoiado na parede. A torneira mais indicada é a bica baixa diretamente na peça, quando ela já vem com a furação, ou a torneira bica de parede. Este tipo de cuba deixa banheiros menores com mais charme.

6. Cubas esculpidas:
As cubas esculpidas podem ser feitas de granito, mármore, silestone, nanoglass entre outros, sempre seguindo o mesmo material da bancada. O ralo desse modelo pode ficar escondido embaixo de uma ?rampa? que facilita o escoamento da água, criando uma bancada com um visual clean. O tipo de torneira que mais combina com essa cuba é o de parede. O modelo esculpido pode ser utilizado tanto em banheiros menores quanto maiores, dependendo do tamanho da cuba.

Outros post relacionados

Conheça os tipos de pisos mais indicados para área externa.

Conheça os tipos de pisos mais indicados para área externa.

O mercado da construção civil oferece inúmeros tipos de revestimento para todos os ambientes de uma casa, basta escolher aquele que mais se ...

Como cuidar e limpar seu porcelanato?

Como cuidar e limpar seu porcelanato?

Mesmo com sua alta durabilidade, é preciso estar sempre atento ao modo de cuidar dos porcelanatos, afim de não criar manchas nem arranhar o ...

Nichos no Banheiro

Nichos no Banheiro

Um banho quente após um dia de trabalho pode ser o melhor caminho para relaxar e curtir uma noite mais tranquila. Por isso, cada vez mais os...

Escolhendo seu piso vinílico:  colado ou clicado?

Escolhendo seu piso vinílico: colado ou clicado?

O piso vinílico é produzido a partir de materiais recicláveis mais conhecido como Vinil. Trata-se de um material sustentável e muito resist...